Oi TV Irá Lançar Gravação Externa PenVR via USB

Os assinantes da Oi TV terão novidades em breve na operadora. Está previsto para o dia 1º de novembro de 2015 o lançamento do PenVR que nada mais é do que o tão esperado recurso de gravação externa via porta USB usando um Pendrive ou HD externo nos receptores sem o gravador interno DVR.

Os receptores Oi TV já começaram a se atualizar com a inclusão da função de gravação externa via USB na nova firmware que em alguns modelos é a de número 114 e em outros modelos é a número 115.

Os receptores de todos os assinantes Oi TV devem se atualizar sozinho nos próximos dias. Mas caso você queira forçar a atualização, basta com o receptor ligado em qualquer canal, desligar ele da tomada, esperar alguns segundos e ligar novamente. 

Na primeira tela escrito aguarde, aperte a tecla voltar e digite 2485 no controle remoto. Tem que ser rápido. Se der tudo certo, irá aparece a tela de download da nova firmware. Se o download começar, isto é, sair dos 0%, não desligue o receptor da tomada até que tudo termine, caso contrário, há o risco de travar o receptor. Uma vez travado, só a assistência técnica do fabricante consegue destravar o receptor. Faça isso por sua conta e risco.

O meu segundo ponto, eu ainda não consegui atualizar manualmente. Ficou aparecendo a informação que o decodificador está aguardando sinal e com isso o download não saiu dos 0%. Como percebi que o download não tinha começado e não queria sair dos 0%, desliguei ele da tomada e liguei novamente. Ele está funcionando ainda com a firmware antiga 112. Acho que vou deixar ele se atualizar sozinho invés de tentar forçar uma nova atualização e correr o risco de travar o aparelho.

Somente no caso do download não sair dos 0% na tela de atualização que você pode desligar o aparelho da tomada. Afinal de contas, vai ser a única coisa a se fazer em uma situação dessas. Acredito que isso esteja acontecendo porque a Oi TV deve ter retirado a nova firmware do satélite, talvez para ajustes, ou então, para conter a ansiedade dos assinantes em relação ao novo serviço de gravação externa que está previsto para ficar disponível somente no dia 1º de novembro.

Já o meu primeiro ponto (ponto principal) consegui atualizar ele para a versão 114 porque atualizei ele ontem, antes de tentar atualizar o segundo ponto que foi hoje. Todos os meus 4 pontos da Oi TV com o pacote Oi TV Mix HD, são receptores comprados Oi TV Livre HD que é o modelo Elsys ETRS35.

Depois que o meu ponto principal se atualizou, reparei de cara as novas funções no aparelho. Apertando a tecla DVR no controle remoto, entra no menu de conteúdos gravados e aparece a mensagem: "E91 - Ligue para o atendimento Oi TV 10631 e habilite o recurso de gravação na sua unidade externa". Apertando a tecla Rec no controle remoto, aparece a mesma mensagem E91.

No menu Meus Conteúdos do ponto principal, tem novas opções que antes não tinham. Foi incluído as opções: Gravados - que eu imagino ser a lista de conteúdos gravados. Agendados - deve ser para poder agendar gravações. Gravações em Série - deve ser para poder gravar séries em sequência. E a última opção, Gravações por Horário que deve ser para poder gravar de acordo com a hora que for programada.  Ao tentar entrar nessas novas opções, aparece a mensagem E91 para ligar para a Oi TV para pode habilitar o recurso de gravação na unidade externa.

Hoje eu liguei para a Oi TV no 10631 e falei com uma atendente. Perguntei sobre a gravação externa e ela me disse que vai poder ser liberada a partir do dia 1º de novembro de 2015. Para isso, basta ter uma unidade externa com no mínimo 18GB de capacidade para poder gravar. A atendente não soube me dizer se a gravação externa será um recurso pago ou se vai ser gratuito.

No fórum de discussão do site www.vcfaz.tv/oi no tópico da Oi TV Livre, o usuário binho.antenasul postou que o recurso de gravação externa na Oi TV será pago. Segundo ele, o valor será de R$20,00 e só vai estar disponível no ponto principal.

Espero que essa afirmação do binho.antenasul não seja verdadeira, pois vou achar uma sacanagem a Oi TV lançar a gravação externa PenVR apenas no ponto principal e ainda por cima cobrar a mesma mensalidade que cobram dos assinantes DVR no comodato que não precisaram comprar nada para ter o serviço.

Vale lembrar que para poder conseguir gravar com o PenVR, é preciso ter a unidade externa na qual a Oi TV não irá fornecer ao assinante. Nós é que vamos ter que comprar. Por isso acho que se for mesmo cobrado a mensalidade de R$20,00 pelo PenVR como outros usuários também estão dizendo por aí nos fóruns de discussões, vai ser uma mensalidade cara por parte da Oi TV e ainda por cima disponível apenas no ponto principal.

Sinceramente, espero que esses boatos sobre o custo da gravação externa na Oi TV não seja exatamente isso que estão dizendo. Se vai ser gratuito, eu não sei, mas se for pago, espero que a mensalidade seja de no máximo R$10,00 e que seja liberado em todos os pontos que o assinante tiver e não apenas no ponto principal.

Façam as contas: A Oi TV tem aproximadamente 1 milhão de assinantes. Se desses 1 milhão, apenas 25% (250 mil assinantes) adquirirem a gravação externa a um custo de R$20,00 por assinante, a operadora vai arrecadar R$ 5 milhões de reais a mais por mês. Isso a um custo praticamente zero pois o único trabalho da Oi TV é disponibilizar o software no receptor que permita fazer as gravações. O custo com a unidade externa será do assinante.

Vale lembrar que as gravações do PenVR serão codificadas, isto é, não será possível assistir o conteúdo gravado no computador. Apenas vai ser possível assistir o conteúdo gravado no próprio receptor Oi TV.

Sendo justo ou não as condições que a Oi TV dará para os assinantes terem o PenVR, mesmo assim essa é a grande novidade da operadora que os assinantes esperam há muito tempo. Eu mesmo já perdi muitos filmes na Oi TV por não ter o recurso de gravação disponível. Se o PenVR for gratuito ou se o custo for de no máximo R$10,00 mensais sendo permitido gravar em todos os pontos, estou dentro. Se a mensalidade for de R$20,00 e a gravação ficar disponível apenas no ponto principal, estou fora.

O jeito vai ser esperar até o mês que vem para ver quais serão as condições da Oi TV para se ter o PenVR.

Atualização 29/11/2015: O PenVR já está disponível a todos os assinantes Oi TV por R$10,00 mensais. Mais informações e dúvidas sobre a gravação externa, veja esse artigo.

28 Comentários

  1. Respostas
    1. Thiago, eu liguei para o atendimento da Elsys ( o 0800) esses últimos dias e fui informado que a função Penvr será liberada a todos que tem alguma assinatura paga gratuitamente sem mais nenhum custo e será liberada em todos os pontos extras também. A atendente me falou com muita convicção e disse que a liberação irá acontecer automaticamente e que a única condição para isso era do receptor está com a nova atualização aonde aparecem os ícones e funções de gravação. Ela falou ainda sobre a data prevista para o lançamento oficial e liberação dos receptores já atualizados. Que seria a data 1º de Novembro do corrente ano. Me parece que a Claro tv também está querendo colocar um novo receptor pré pago em HD e será um concorrente forte da Oi tv livre hd no quesito quantidade de canais em HD e até mesmo o preço. E pensando nisso a Oi TV está disponibilizando esses serviços para não perder essa concorrência logo de início.

      Excluir
  2. Bom dia. Esse pendrive de 18gb não seria o de 16gb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a atendente da Oi TV, a capacidade mínima para gravar é sim de 18GB. Se a atendente estiver mesmo certa, um pendrive de 16GB não será suficiente. Vamos aguardar a Oi TV divulgar mais informações sobre o PenVR para saber.

      Excluir
    2. Muito bom seu post amigo. Aguardando ansiosamente pelo penVR, mas li em outros sites que o mínimo de memória exigido do pen drive são 8 gb.

      Excluir
  3. Thiago, bom dia. Ouve aumento na mensalidade neste mês de outubro no seu plano OI TV MIX HD? Eu possuo também o plano OI TV MIX HD e pagava R$59,90. Já neste mês de outubro paguei R$ 64,76 ou seja houve um reajuste. Você também pagou mais caro esse mês de outubro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, a minha assinatura da Oi TV, eu já estou pagando com um pequeno reajuste, mas não é esse valor da sua assinatura. Desde que eu assinei o plano Oi TV Mix HD em julho de 2014, eu pagava R$49,90 porque tem R$30,00 de desconto da compra dos aparelhos que era a promoção que a Oi TV ofertava na época. A sua promoção deve ser a que veio depois com apenas R$20,00 de rebate.

      Desde agosto desse ano, houve um reajuste e estou pagando R$52,77 porque o meu contrato já tem mais de 1 ano.

      No seu caso, esse reajuste deve ser porque sua assinatura deve ter completado 1 ano.

      Excluir
    2. Talvez o seu reajuste tenha sido maior que o meu, por causa do aumento do ICMS na TV por assinatura que o nosso "querido" governo aplicou recentemente.

      Excluir
  4. Thiago, a minha assinatura completou 1 ano em setembro e realmente esse mês de outubro já paguei com o aumento do imposto.

    ResponderExcluir
  5. O conteúdo da OI play, esta disponível para quem tem o pacote completo na oi livre tv? ou só para quem tem o mesmo pacote só que na Oi tv Hd (comodato)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Play está disponível também na Oi TV Livre desde que se tenha qualquer pacote pago na assinatura.

      Excluir
  6. Ou seja, a única vantagem da oi tv (comodato) é o aparelho com gravador digital e troca de receptores em possíveis defeitos dos mesmos.
    Apesar que com o reajuste de 57% em janeiro dos receptores da Oi livre TV , tem pesado na decisão.

    ResponderExcluir
  7. bem tenho um claro livre e o penvr e gratuito espero que que o da oi também seja pois também tenho um oi livre.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, estou interessado em comprar o oitvlivre hd da elsys no site do extra.com, se eu comprar la voce sabe me dizer como faço para habilitar o aparelho? pois liguei na elsys e eles só habilitam se eu comprar com eles, isso é um absurdo, pois la esta bem mais caro e o produto é deles, eles passam pra loja e depois nao querem habilitar. Liguei na oi para questionar isso e me passaram o telefone da bendsat, quer dizer, tiram o deles da reta e a gente fica boiando. A oi diz que a gente mesmo pode instalar e depois fica nesta luta para habilitar. Fico no aguardo de seu comentario. Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Elsys é obrigada a habilitar o aparelho. Pode comprar o receptor no site do extra e assim que chegar, você faz a instalação na sua antena e após isso, manda um email para a elsys com a nota fiscal de compra do receptor escaneada em anexo.

      Envie o email para: sac.oi09@elsys.com.br

      Após fazer isso, ligue para a Elsys, faz o seu cadastro escolhendo o pacote que vc quer e diga que vc já enviou o email com a NF escaneada em anexo, que eles são obrigados a habilitar o aparelho. Se o atendente se recusar, abra uma reclamação na ouvidoria da elsys, ou então, ligue novamente para poder falar com outro atendente.

      Excluir
  9. Olá Thiago, este recurso de gravação será disponível para quem tem apenas o plano Oi TV Livre HD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder Marco Antonio. Precisamos esperar sair informações oficiais da Oi TV pra saber se a gravação externa vai ficar disponível (ou poder ser contratada) também para quem tem o plano sem mensalidade da Oi TV Livre.

      Excluir
  10. Ate agora nada ja liguei mais nao consegui ativar

    ResponderExcluir
  11. A Oi está avisando que iria liberar no dia 10...agora passou para o dia 17...e para ter o recurso deveremos contratar o pacote étnico (canais internacionais...Espanha, portugal, Alemanha e França, por R$19.90)...ou seja, por esse valor, além de ter esses 4 canais teremos a gravação para todos os decodificadores...
    Portanto como já tenho o firmware atualizado, aproveitei e contratei o pacote étnico e coloquei meu HD e deu certo...esta funcionando normalmente a gravação de 1 programa, não podendo mudar de canal (no aparelho principal com DVR, grava-se 2 programas ao mesmo tempo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No aparelho principal vc utilizou um HD externo? E assim é possível gravar um canal e assistir outro?

      Excluir
    2. Vc utilizou um HD externo no aparelho principal? E com isso dá p assistir um canal e gravar outro ou somente gravando as duas opções???

      Excluir
  12. Alessandra, não é possível não, tenho um HD de 500GB e não tem como gravar um canal e ver outro, quanto o Penvr me deram um desconto no meu pacote Oi mix Hd que era R$59,90 tava com o valor de R$65,00 agora para dezembro, liguei para ativar o Penvr e me foi oferecido o mesmo pacote por R$49,90 +R$10,00 do Penvr R$59,90 com fidelidade de 12 meses, aceitei porque tenho 3 pontos adicionais, acredito que mesmo com fidelidade ficou bacana.

    ResponderExcluir
  13. eu gostaria de saber se oi tv livre hd grava na sua sua unidade externa ou ?

    ResponderExcluir
  14. a oi tv livre hd vai gravar ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está gravando sim, porém o custo é de R$10,00 mensais na qual vem os canais étnicos junto de brinde e é liberado em todos os pontos do assinante. Ao que tudo indica, pessoas sem um pacote pago da Oi TV Livre, não devem conseguir ativar o PenVR.

      Excluir
  15. Ativei hoje a função, e não estou conseguindo gravar um programa e assistir outro estou no meu ponto principal e com um pendrive de 16gb. A função é medíocre assim mesmo? Porque se for vou cancelar agora pois pra que vou gravar um programa que já estou vendo? Maldito Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo porque os receptores mais simples da Oi TV, só tem uma entrada de sinal. Para gravar um programa e assistir outro, só mesmo com o receptor DVR com HD interno que tem dois sintonizadores de sinal.

      Excluir
  16. Ativei a funcao de gravacao hj. Ta gravando com um pendrive de 8 g. Com relacao aos canais etnicos, a atendente me falou q sao liberados mas o preco total eh de 10 reais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem