Baixar Filmes e Séries da Internet é Legal?

Será que quando procuramos baixar filmes e séries online, estamos fazendo uma atividade legal? A resposta na maioria das vezes é que se considerarmos do ponto de vista ético, não. É muito simples: Com o
aumento das conexões de internet banda larga no Brasil, baixar um filme ou uma série online se tornou uma atividade bastante rotineira e fácil de se fazer pra quem já se acostumou com isso.

Antigamente, para ver um filme novo tínhamos que alugar na locadora mais próxima de nossa casa e devolver no dia seguinte. Só que hoje em dia, isso mudou radicalmente. Hoje é muito comum as pessoas alugarem filmes em casa através de catálogos de filmes pey-per-view nas operadoras de TV por assinatura que perceberam essa tendência de mercado e oferecem esse recurso aos seus assinantes. Também é comum assistirmos filmes e séries online, onde atualmente um dos principais serviços online de filmes e séries é o Netflix.

Só que na contramão disso, está a facilidade em baixar filmes e séries na internet de forma gratuita apenas pesquisando no Google que vai mostrar diversos sites especializados que postam filmes e séries todos os dias. Pra quem sabe baixar desses sites conseguindo passar pelos protetores de links e driblando as propagandas que aparecem para atrapalhar o internauta, baixar filmes da internet de graça se tornou uma atividade bastante fácil hoje em dia e isso vem preocupando bastante os detentores de conteúdo e as empresas que lucram com serviços pagos desse tipo.

Em 2012, um dos principais servidores de filmes e séries online o Megaupload, foi fechado pelo FBI por quebra de direitos autorais, a famosa pirataria e o dono foi preso e teve que responder processo na justiça Americana. Mas parece que isso apenas diminuiu temporariamente a pirataria de filmes e séries online pois novos servidores surgiram e o antigo Megaupload que foi fechado, hoje se chama Mega e por enquanto está firme e forte no ar com filmes e séries a vontade pra quem quiser baixar.

Em alguns países da Europa, baixar qualquer conteúdo protegido por direitos autorais como filmes e séries sem autorização dos detentores de conteúdo, resulta em crime e multa pra quem comete tal prática. Parece que lá na Europa, a justiça se preocupa muito com isso e acaba descobrindo que tal internauta baixou algum filme ou série de forma ilegal e depois de alguns dias vem a notificação por correio e uma multa para pagar além de ter que prestar esclarecimentos na justiça.

Aqui no Brasil, isso ainda não acontece e para nós internautas que gostamos de baixar filmes e séries online, tomara que demore bastante para acontecer. Pelo que eu sei, aqui no Brasil não é crime baixar filmes e série online pois não tem nenhuma lei em vigor que proíba isso. Mas dependendo como as coisas vão andar pro lado dos detentores de conteúdo e das empresas de TV por assinatura, pode ser que um dia essa proibição possa valer também por aqui.

Na Europa e outros países desenvolvidos, até concordo que as leis devem ser mais rígidas com quem baixa filmes e séries gratuitamente para garantir que todo mundo ganhe dinheiro de forma legal sem ser prejudicado por pirataria. Afinal, com um salário mínimo nesses países desenvolvidos, dá pra fazer muita coisa inclusive pagar para ver um bom filme online ou comprar a nossa série favorita. Mas aqui no Brasil onde a coisa é bem diferente e dura para nós Brasileiros que com um salário mínimo, mal dá pra comer e pagar todas as nossas contas de consumo, imagina pagar também para ver um filme online ou para comprar nossa série favorita?

Então, a conclusão é que por enquanto podemos baixar filmes e séries a vontade aqui no Brasil, mas isso pode mudar a qualquer momento se uma lei entrar em vigor proibindo isso. Mas a minha opinião a respeito desse assunto é que antes da justiça pensar em proibir e privar nós brasileiros de ver o quisermos online, devia pensar em oferecer melhores condições econômicas de trabalho  e melhores salários na qual dê para pagar as contas de consumo e ainda sobrar uma boa grana para se divertir e usar em entretenimento como alugar um bom filme online ou assistir/comprar as séries que quisermos.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem