Sky Livre, Claro TV Livre e Oi TV Ligado: Vale a Pena Comprar o Equipamento de TV Por Assinatura?

Nesse post, vou falar um pouco sobre os Kits Livres que as principais operadoras de TV por assinatura via satélite do Brasil comercializam e quais as vantagens e desvantagens do cliente ao comprar o equipamento.

Para quem não conhece, esses kits livres das operadoras de TV por assinatura, é uma mini-antena parabólica banda Ku com receptor na qual funciona canais abertos sem mensalidade quase igual como é na antena parabólica Banda C convencional.

As vantagens de quem compra o equipamento de TV por assinatura são as seguintes:

1) Antena banda ku compacta de apenas 60cm

2) Recarga de canais pagos Opcional na qual os canais pagos funcionam por tempo determinado. ao acabar o prazo da recarga, volta a ficar funcionando apenas canais abertos. Ideal para quem gosta de assistir canais fechados eventualmente.

3) Sem fidelidade ao contratar um pacote fechado de TV por assinatura podendo cancelar a qualquer momento.

4) Desconto na mensalidade ao fazer assinatura de canais pagos por já ter adquirido o equipamento.

5) Degustação de canais fechados eventualmente.

Como nem tudo são flores, existe também algumas desvantagens para quem adquire esses kits livres das operadoras de TV por assinatura. Vamos a elas:

1) Apenas canais SD (Stardard Definition) podem ser assistidos porque o receptor suporta apenas esse tipo de canal. Portanto, não dá para ver canais HD (High Definition) com esses kits livres.

2) Se o receptor ficar muitos dias fora da tomada, ele pode ficar desatualizado. Nesse caso, ao ligar o receptor, é preciso esperar alguns minutos para que ele se atualize e os canais voltem a funcionar ou então ligar para a operadora para que ela envie o sinal ao receptor.

3) Os canais Globo e SBT não estão disponíveis em todo lugar.

4) Pode ter perda de sinal quando houver chuva.

Essas são as principais vantagens e desvantagens ao comprar o equipamento de TV por assinatura via satélite das operadoras Sky, Claro e Oi. Agora, fica a critério de você analisar se vale a pena ou não ter um kit livre desses.

34 Comentários

  1. Thiago,
    Na Oi TV Ligado é possível ligar dois aparelhos em uma única antena?
    Um abraço,
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível desde que vc tenha os dois aparelhos receptores habilitados pela Oi TV e um LNB duplo instalado na antena. Aqui eu tenho a Oi TV ligado apenas com canais abertos com dois receptores instalados exatamente dessa forma. Apesar de cada receptor ser um contrato independente, eles podem ficar instalados na mesma antena desde que tenha um LNB duplo universal.

      Excluir
  2. Oi queria saber se a claro possui pacotes de recargas igual a sky??? Nunca vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não tem opção de recarga na Claro TV e Oi TV. Esse talvez seja o lado negativo dessas operadoras em relação a Sky livre, mas a Sky livre é ruim em outros quesitos. Então, eu pessoalmente ainda prefiro a Oi TV ou Claro TV. Se vc quiser, pode assinar por 1 mês e depois cancelar sem ter que ficar preso a um contrato de fidelidade.

      Vamos ver se com o tempo, a Oi TV e Claro TV colocam a opção de recarga. Se fizerem isso, aí essas operadoras ganharão da Sky Livre em tudo.

      Excluir
  3. A claro tv é a melhor de todas na minha opinião

    ResponderExcluir
  4. Qual opreradora vc acha melhor Tiago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a melhor operadora, com certeza a nova Oi TV. Pela quantidade de canais HD e pela oferta de canais abertos em HD algo inédito na TV por assinatura via satélite.

      Veja esse post que eu fiz falando da nova Oi TV com canais abertos HD:

      http://thiagoquintella09.blogspot.com.br/2014/03/nova-oi-tv-livre-hd-com-canais-abertos.html

      Excluir
  5. A claro tv livre é enrolada caso você assine um pacote e depois queira cancelar. Falo isso por experiência própria. Depois que cancelei os canais pagos bloquearam também os canais abertos e até hoje eu estou com o receptor sem utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entra na justiça para obrigar a Claro TV liberar novamente os canais abertos. É seu direito ter os canais abertos sem precisar pagar assinatura. Vc só perde o direito de ter os canais abertos se tiver débitos com a operadora. Se não tem débitos, entre na justiça que a Claro TV terá que liberar os canais abertos. Alegue para o Juíz que vc comprou o equipamento e agora ele não serve para nada sem os canais abertos. estipule uma multa alta em caso de descumprimento e peça uma indenização pelos danos causados.

      Excluir
  6. Olá. Qual seria o valor cobrado a mais pela claro e sky para se ter 1 receptor a mais e o LNB duplo universal da antena fazendo com que 2 TVs recebam imagens independentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc já tiver o segundo receptor Claro TV Livre, não paga nada a mais na mensalidade. Nesse caso, basta ligar para a Claro TV e pedir a habilitação de um segundo ponto que vc já tem o receptor. Quanto ao LNB duplo, vc que teria que comprar, ou ver com a Claro TV quanto eles cobram para o técnico ir na sua casa e trocar o LNB simples pelo duplo.

      Se a sua assinatura é comodato e vc não comprou o equipamento, aí vc pagaria um aluguel do segundo ponto. O valor do aluguel é R$19,90. Assim, vc pagaria sua mensalidade + R$19,90 do aluguel do ponto adicional. Nesse caso de assinatura comodato (com fidelidade), vc não paga nada pelos equipamentos. A troca pelo LNB duplo, é feita pela Claro TV sem que vc pague por nada, a não ser a mensalidade normal, + o aluguel do ponto extra.

      Excluir
  7. Grato pelo esclarecimento acima- Eu ainda não tenho nenhum kit pois antes tenho que me informar- Pelo que entendi nos serviços tipo sky livre onde o consumidor compra todo equipamento, no meu caso seria cobrado apenas o LNB duplo universal da antena e o segundo receptor, sem qualquer quantia extra mensal e já na tv paga convencional o ponto adicional é um valor cobrado a mais na mensalidade embora seja proibido pela Anatel e pela lei estadual 10.258/2014. A sky livre e concorrentes tem uma séria deficiência pois não transmitem sinais HD mas apenas SD- Será que pra se usar o recurso full HD das tvs modernas o cidadão que mora em prédio de condomínio é obrigado a pagar um pacote de tv fechada eternamente ? Pensei até na parabólica convencional pois esta aceita receptores HD mas existe a barreira dos condomínios não aceitam devido ao tamanho da antena.Qualquer sugestão é bem vinda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso exatamente dessa forma e estou na mesma situação que vc. Atualmente eu tenho o Kit Oi TV Livre SD com dois pontos, mas só uso o equipamento para ver TV aberta. Assim, só gastei dinheiro comprando o equipamento, mas não pago assinatura. Aqui eu também moro em prédio, mas a varanda tem espaço e visada para o satélite, então comprei o kit da OI TV e instalei na minha varanda. O ruim é que não tem canais HD, mas essa realidade está para mudar porque a OI TV está com o novo satélite SES6 e colocou um monte de canais HD inclusive os abertos.

      Então basta esperar que em breve a OI TV vai lançar o novo equipamento para venda com os canais abertos em HD. Na assinatura em comodato, a OI TV já está vendendo os pacotes no novo satélite. Recomendo que veja esse meu post onde está a lista de canais abertos disponíveis no novo satélite SES6. Se a Globo da sua cidade estiver na lista, vc terá ela em HD mesmo que a sua cidade ainda não tenha o sinal terrestre.

      http://thiagoquintella09.blogspot.com.br/2014/03/lista-de-canais-abertos-nova-oitv-no.html

      Excluir
  8. Boa tarde Thiago tudo bem? tenho Combo HDTV Top 2011 da Sky com 4 pontos adicionais e pago 330 reais! estou analisando a oi tv q me oferecendo 5 pontos adicionais aproximadamente irei pagar 280 reais e todos em HD, o que vc acha? posso trocar? o que vc faria? é confiável? obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Thiago tudo bem? tenho Combo HDTV Top 2011 da Sky com 4 pontos adicionais e pago 330 reais! estou analisando a oi tv q me oferecendo 5 pontos adicionais aproximadamente irei pagar 280 reais e todos em HD, o que vc acha? posso trocar? o que vc faria? é confiável? obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu trocaria pela nova Oi TV HD do SES6 na hora. Lá tem muito mais canais HD, inclusive os abertos e um monte de canais pagos em HD por um valor abaixo que a Sky cobra.

    Sinceramente, se a Sky e a Claro TV não lançar um novo satélite logo, logo para poderem oferecer mais canais aos seus clientes, vão perder para a nova OI TV do SES6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Gostaria de saber se é possível instalar mais de um receptor da oi tv livre em endereços diferentes.

      Excluir
    2. Thiago,

      Gostaria de saber se é possível instalar mais de um receptor do sinal oi tv livre, em endereços diferentes.

      Excluir
    3. Juliana, acredito que possa sim, mas não tenho absoluta certeza se pode mesmo habilitar dois ou mais receptores no mesmo CPF em endereços diferentes. Ligue para a Elsys/Oi TV no telefone 0800 025 0314 para saber. Caso eles confirmem que pode mesmo cadastrar os receptores em endereços diferentes, note que cada receptor obrigatoriamente será um contrato independente sem nenhum dos receptores poder ser ponto extra do outro porque estarão habilitados em endereços diferentes.

      Excluir
    4. Thiago, agradeço a resposta. Mas estou tentando desde ontem ligar nesse 0800 e só dá informação de todas as linhas ocupadas....

      Excluir
    5. Eu sei. No forúm de discussão da Oi TV Livre no vcfaz.tv tem muita gente reclamando que não está conseguindo contato com a Elsys/OiTV no 0800. A única coisa que podemos fazer é continuar tentando. Tem gente que fala que fica um tempão para conseguir atendimento e outros dizem que conseguem ser atendidos rapidamente. A questão é ter um pouco de sorte na hora que ligar.

      Se vc quiser saber mais sobre a Oi TV Livre, entre lá no fórum de discussão do vcfaz.tv no link:

      http://vcfaz.tv/viewtopic.php?t=178871&postdays=0&postorder=asc&start=1310

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  11. Sabe me informar se na oi tv hd livre pega a tv diario aqui no rio de janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TV Diário pega se vc tiver assinatura de algum pacote pago na Oi TV Livre do SES6. Pode ser qualquer pacote desde que seja pago. Aqui no Rio de Janeiro eu tenho o pacote pago Oi TV Mix HD e pega a TV Diário que é o canal 129. Não há bloqueio da TV Diário por região na Oi TV.

      Excluir
  12. Thiago, vc pode me informas se os canais da oi tv livre nao gastar pagar nada nunca? e tbm nao gasta fazer recargas? basta ter a antena e o receptor igual parabolicas normais?

    aguardo respostas urgente de vc ou usuario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não paga nada se habilitar no pacote livre sem mensalidade. Na Oi TV livre ainda não tem a opção de recarga. Em breve terá a opção de recarga e nesse caso o custo obviamente será apenas o da recarga. Nada a mais.

      Excluir
  13. Ola thiago ! Posso coloca dois receptores na Claro livre ou não sou de (PE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, porque se não me engano, não pode ter pontos adicionais na Claro TV Livre.

      Excluir
  14. tava querendo sabe si já ta regarregando a oi tv livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas segundo boatos, a Oi TV livre deve oferecer em breve opções de recarga via cartão de crédito. Vamos aguardar para ver se isso vai se confirmar.

      Excluir
  15. Olá,meu nome é Tiago e uso a claro TV livre e nunca tive problemas com sinal e nem com a operadora a respeito de problemas técnicos e ainda a qualidade dos canais são ótimo,mesmo eu morando no interior de minas gerais,e aqui na minha cidade não tem canais em hd, não tenho nada a reclamar da claro TV livre não,a qualidade do sinal é simplesmente incrível,parabéns a claro, só tenho a alogiar!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Tiago comprei o kit Oi tv livre sem mensalidade quero saber quanto dias pode deixar o receptor fora da tomada o técnico que instalou disse para eu deixar na tomada 1 semana para Oi tv reconhece ccadastro depois esqueci de perguntar quanto dias pode ficar fora da tomada por deiirar um dia para o outro e ele não broquea mesmo a oi tv livre ea sua tem muito tempo Oi tv livre obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática, já percebi que os meus receptores OI TV Livre continuam ativados por até 30 dias fora da tomada e depois desse período, a Oi TV desativa o cartão de acesso (smart card). Mas não se preocupe, se acontecer da Oi TV desativar o cartão de acesso aparecendo a mensagem na tela da tv CARTÃO NÃO PAREADO ou CARTÃO DE ACESSO EXPIRADO, é só ligar para a Oi TV e pedir a reativação do sinal.

      Como a sua habilitação é recente, recomendo que faça o que o técnico informou: Deixe o receptor ligado na tomada o tempo todo por 1 semana e depois, se quiser, pode deixar fora da tomada por um tempo.

      Excluir
  17. Boa tarde thiago obrigado pela tirar a dúvida sobre tirar da tomada o receptor oi livre depois de 1 semana só uma pergunta vc tem muito tempo a oi tv livre eles não bloquear os sinal aberto depois de que acabar o pacote mix degustação sera fica para sempre o canal aberto Oi tv livre obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem