Panorama Atual da TV Digital via Satélite

Pra mim, a TV Digital terrestre ainda está engatinhando no Brasil. Aqui no estado do Rio de Janeiro, somente agora no fim de 2012 as afiliadas da Globo estão todas no formato digital, mas ainda falta a essas afiliadas expandir a cobertura para as outras cidades daqui do estado do Rio.

Nos outros estados, não é diferente principalmente no interior. ou seja, a maioria dos Brasileiros ainda está assistindo TV no formato analógico e o pior: sem qualidade alguma!


Diante desses dificuldades em avançar a TV digital terrestre, acho muito mais prático e justo ter uma antena parabólica e um receptor digital e sintonizar a TV digital via satélite. assim, a cobertura cobre o país inteiro e dá a oportunidade as pessoas que moram no interior de assistir TV em Alta definição assim como é assistido nos grandes centros urbanos.


Para poder desfrutar da TV digital em todo o Brasil, basta ter uma antena parabólica, de preferência grande de 2,30 metros telada em bom estado de conservação, e um receptor digital do tipo DVB-S2 para poder sintonizar os canais em alta definição e digitais em SD que estiverem em DVB-S2.

Contudo, como nem tudo são flores nesse país, existem alguns obstáculos nesse mundo da TV digital via satélite e um deles é o fato de algumas emissoras por motivos comerciais e de política, codificam o sinal no satélite e nesse caso, o sinal dessas emissoras só poderá ser aberto com um receptor exclusivo desenvolvido para essas emissoras.


Mas apesar disso, existem os canais abertos FTA que podem ser sintonizados sem nenhum bloqueio. abaixo vou dar algumas descrições dos canais principais que estão no satélite Starone C2 70ºW no formato digital:


Rede Globo: Encontra-se com o sinal digital codificado por questões de política para proteger as afiliadas. somente com um receptor exclusivo chamado Sat HD Regional e dentro da cobertura, o sinal da Globo em alta definição poderá ser aberto. trata-se de um sistema condicional onde somente é permitido abrir o sinal dentro da cobertura mediante instalação de um GPS que informa ao receptor a localização exata de sua casa e se é permitido ou não assistir a Globo no formato digital. é possível, se estiver na área de cobertura, assistir o sinal do seu estado ou o sinal nacional. do contrário, o sinal não é liberado.

Atualização 04/08/2014: A Globo HD encontra-se disponível no Sat HD Regional ou Satmax HD em qualquer lugar do Brasil. Mais detalhes aqui


SBT: está com dois canais abertos no formato SD, porém, o sinal em alta definição (HD), encontra-se codificado e sem a possibilidade de ser aberto por usuários domésticos. o sinal HD do SBT é um sinal exclusivo para retransmissoras. o SBT também compartilha da mesma política da Rede Globo, e por isso, está com o seu sinal em HD, codificado.


RedeTv!: está com o sinal digital aberto em HD e também em 3D. é o único canal do Starone C2 que tem no formato 3D. o problema é a falta de conteúdo da emissora nesse formato, mas é melhor do que nada.


Band: também está com o sinal digital aberto, porém o sinal é meio fraco. recomendado antenas de 2,30 metros de diâmetro e um bom LNBF bem ajustado na antena para poder sintonizar a Band HD. vale lembrar que durante transmissões de futebol, o sinal poderá codificar a mando da Rede Globo que detém os direitos de transmissão.

Atualização 04/08/2014: A Band HD não se encontra mais disponível no StarOne C2. O Sinal dela foi codificado em definitivo. Mais detalhes aqui


Record: encontra-se com o sinal digital aberto. aliás, a Record substituiu o seu sinal que estava em SD pelo HD no início de 2012. tive o prazer de ligar para a emissora antes de acontecer a troca de sinal para perguntar sobre o sinal em HD e eles me informaram gentilmente que o sinal HD seria carregado no lugar do SD. dito e feito! que bom se a Globo e o SBT fizessem o mesmo e tratassem bem seus telespectadores...


Redevida: também está com o sinal digital aberto em HD. é uma boa opção para quem gosta de conteúdo religioso para poder ver em alta definição.


Já as outras emissoras disponíveis no C2, estão no formato SD (standard definition) e algumas tem boa imagem e outros nem tanto. vale lembrar que nesse satélite também tem disponível os canais analógicos. por isso, considero o StarOne C2, um ótimo satélite para sintonizar a TV Digital, mesmo tendo o sinal da Globo codificado. um dia eles vão ter que liberar esse sinal quando a TV digital terrestre for concluída. é esperar para ver!


Se vc gostou desse post, compartilhe nas redes sociais!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem